Dica Vidaboa: harmonização de vinhos na Páscoa!

A Páscoa está chegando e com ela os preparativos para um delicioso almoço em família. Para aqueles que pretendem seguir a tradição, não pode faltar uma boa receita de bacalhau e, é claro, chocolate aos montes, na sobremesa.

vinho-bacalhau

Bacalhau: com qual vinho combinar?

E você já sabe com qual vinho harmonizar o seu menu? Se partirmos do princípio que bacalhau é peixe, a sugestão vai logo para um branco. Porém, como trata-se de um peixe seco e salgado, de sabor acentuado, não podemos combiná-lo com qualquer vinho. Os brancos muito frutados e florais devem ser evitados, dando-se preferência àqueles de sabor austero, bem secos e com boa acidez. Dependendo da receita é possível harmonizar com vinhos bem diferentes. As versões à gomes de sá ou à lagareiro caem bem com um Vinho Verde. A sua receita tem molho?  Então, nada como um ótimo chardonnay da Borgonha para deixar o seu almoço perfeito!

Porém, apesar de bacalhau ser peixe, os portugueses gostam mesmo é de harmonizá-lo com vinho tinto. Aqui a regra é inversa: vinhos mais jovens, com boa acidez e taninos suaves. Rótulos da região do Dão são boas escolhas. Entre os outros europeus, o pinot noir da Borgonha ou um Chianti Clássico jovem também fazem bonito à mesa.

E para a sobremesa? Chocolate combina com vinho do Porto. Um básico ruby garante uma boa combinação com o seu ovo preferido enquanto um Tawny envelhecido casa perfeitamente com chocolates finos. Outra opção é o Banyuls, um vinho fortificado nos mesmos métodos do Porto, originário do sudoeste da França 🙂

E por falar em bacalhau e vinho do Porto, dê uma olhadinha nos nossos tours em Portugal, ora pois pois…

PORTO E DOURO —> https://vidaboaviagens.com.br/roteiros-de-charme/portugal/douro-wine-tour/

ALENTEJO —> https://vidaboaviagens.com.br/roteiros-de-charme/alentejo/alentejo-wine-tour/

 

Uma resposta em “Dica Vidaboa: harmonização de vinhos na Páscoa!

  1. Pingback: Dicas para a Páscoa – Receitas de bacalhau | VIDABOA Viagens

Os comentários estão desativados.