Melhores épocas para viajar na França!

Está programando a sua viagem para a França? Veja só nossas dicas para você aproveitar o melhor deste país independente da época do ano 🙂

 

postcard-paris-all-year-round

JANEIRO E FEVEREIRO
Nesta época o inverno está no auge! Se você gosta de bater pernas pelas ruas, é preciso vir bem equipado! Em Paris, as temperaturas não costumam ultrapassar os 5 graus nestes meses. Aproveite para comer pratos servidos no inverno como raclette, fondue, pot-au-feu… Passar bastante tempo em um café charmoso e conhecer museus e galerias. Nesses lugares, o aquecedor é nosso melhor amigo! Se você gostar de neve, aproveite para conhecer a região dos Alpes, a paisagem é incrível! Se quiser conhecer alguma região de vinhedos, também dá. As vinhas vão estar sequinhas, hibernando, mas pode-se degustar tranquilamente 🙂 Atenção, às 17 horas já está de noite! De 8 de janeiro a 11 de fevereiro acontecem as soldes d’hiver, um mês de liquidações nas lojas do país!

MARÇO
A paisagem começa a se transformar, a primavera está chegando! Traga um casaco de frio mesmo assim! As temperaturas ficam entre 0 e 12 graus, dependendo da região!

ABRIL E MAIO
Para ver os os campos de canola amarelinhos e os canteiros coloridos de tulipas, essa é a hora! As temperaturas costumam estar mais amenas, entre 10 e 18 graus! A partir de abril, o país entra no horário de verão, então escurece mais tarde, o que é um plus para aproveitar cada minuto da sua viagem!

JUNHO
Depois das tulipas, os canteiros são invadidos pelas rosas! As cidades estão multicoloridas e normalmente faz mais calor neste período! No dia 21 de junho, para celebrar a chegada do verão, acontece no país inteiro a Fête de la Musique, onde shows acontecem gratuitamente nas ruas das cidades. No dia 25 começam as liquidações de verão que vão até dia 29 de julho (estas são as datas para 2014, isso varia um pouco em cada ano, mas sempre no fim de junho). Vale a pena fazer compras nessa época, já que muitos produtos chegam a custar até 70% menos!

JULHO E AGOSTO
Auge do verão! Os termômetros chegam a 35 graus – o que pode ser muito mesmo para quem está acostumado com as temperaturas do Brasil, já que aqui, o ar-condicionado é raro! Evite os transportes públicos nas grandes cidades, fica tudo muito abafado! Opte por se locomover de bicicleta, em grandes centros como Paris e Lyon, há um serviço público de magrelas! O clima de verão na Europa é uma delícia, escurece às 10 da noite, os terraços dos barezinhos e cafés ficam lotados, e todo mundo faz piquenique nos parques! Um verdadeiro convite para uma taça de rosé geladinho! Atenção: Paris em agosto costuma ficar meio parado, pois os parisienses tiram férias, muitos comércios fecham, e a programação cultural também entra em stand-by. Em compensação, a cidade está mais tranquila para quem não gosta muito de vuco-vuco! Para ver os campos de lavanda floridos na Provence, essa é a época certa (a colheita acontece no começo de agosto)!

SETEMBRO
A temporada de férias está acabando, mas continua calor, com temperaturas mais agradáveis. O ano começa para os franceses, então é neste mês que entram em vigor as novas programações culturais para o ano todo 🙂 Nas regiões vinícolas, a paisagem começa a mudar, com as folhas em tons de laranja! Uma lindeza! Além do mais, há fortes chances de você ver de pertinho a colheita das uvas, que varia em cada ano, mas acontece normalmente a partir da segunda quinzena de setembro.

OUTUBRO E NOVEMBRO
A natureza ganha tons alaranjados e o ponteiro do termômetro começa a descer. Os dias são mais curtos e a partir de novembro já podemos ter temperaturas negativas. Começa a época das abóboras e da castanha portuguesa, que é uma delícia para comer quentinha, feita na brasa!

DEZEMBRO
O frio já se instalou por aqui nesse mês, por isso casaco, botas, luvas, cachecóis e gorros são indispensáveis! Começam os marchés de Noël, feiras dedicadas ao Natal, com artesanato e comidinhas típicas. As cidades também ficam decoradas para o Natal, com seus arranjos luminosos! Aproveite o friozinho e o aconchego da lareira nos hotéis e restaurantes para tomar um bom vinho! Para quem pensa em comemorar o Ano Novo por aqui, fica o alerta: os europeus não fazem muita festa nesta data, até por conta do frio. Não espere queima de fogos e animação nas ruas, então reserve um jantar ou compre uma festa em um bar ou boate 🙂

Enfim, em qualquer época do ano a França é uma delícia, programa-se e conte com a Vidaboa para que a sua viagem seja inesquecível…