Clássicos da Normandia

Hoje, dia 6 junho, comemora-se os 70 anos do Dia D, o dia em que os aliados da França  desembarcaram nas praias da Normandia para liberar o país que estava sob domínio alemão. Em homenagem a esta data, resolvemos listar aqui, alguns dos produtos mais conhecidos desta região que, além de ser muito importante para a história do país, também é famosa por sua gastronomia, de dar água na boca…

Creme de leite e manteiga

article-g1267-creme-fraiche-d-isigny-aop A vaca da Normandia tem a reputação de produzir um leite de qualidade, por isso quando se fala em creme de leite e manteiga preparados ali, a fama também é boa! A pequena cidade de Isigny-sur-Mer tem até apelação de origem controlada para seus cremes e manteigas! Caso veja um produto com a descrição “d’Isigny A.O.C” pode confiar na procedência!

Cidra e Calvados

fgsyd4jp Um dos principais produtos da agricultura regional é a maçã. Por isso sobremesas e pratos que utilizam a fruta são muito comuns no local. Bebidas como a cidra, feita a partir da fermentação da maçã e o calvados, retirado da destilação da cidra, também são símbolos “normands”.

Camembert

Camembert Talvez um dos queijos franceses mais conhecidos mundo a fora, o camembert é outro produto local. Feito a partir do leite de vaca cru, tem o interior macio e odor forte.