Alsácia Wine Tour

Alsácia    •    Vinhos e Gastronomia    •   História

mapaalsacia_vidaboa

ROTEIRO DIA A DIA

1° Dia       Estrasburgo    Obernai

Bem-vindo à Alsácia! Encontro com guia vidaboa em Estrasburgo. Passeio pelo centro histórico em torno da catedral e bairro « Petite France ». Durante o passeio, veremos a Maison Kammerzell, Igreja St-Thomas, as casas dos antigos curtidores, as pontes cobertas, a barragem Vauban e muito mais. Um dos destaques do passeio será, certamente, a visita da Catedral monumental e seu revolucionário relógio astronômico! Chegada em Obernai, linda cidadezinha de casas antigas com azulejos coloridos, insígnias, muralhas e a estátua de St Odile, padroeira da Alsácia. Noite em Obernai.

2° Dia     Obernai – Gertwiller – Bergheim – Haut Koenigsbourg – Colmar

Depois de uma boa espreguiçada reforçaremos o café da manhã na visita de uma fábrica de Pain d’Epice, a receita tradicional do pão de mel alsaciano! Além de diferentes tipos e formas desta iguaria a lojinha parece sempre em clima de Natal, com inúmeros enfeites e quitutes decorados!  A tradição das cervejarias artesanais na Alsácia é ainda muito forte, e nos faz lembrar da influência alemã nesta região. Visita de uma pequena cervejaria familiar  e degustação de diferentes tipos de cerveja. Delicioso almoço em Bergheim, fundada no século 8 a aldeia ainda é cercada hoje por suas muralhas, com ruas estreitas de paralelepípedos e casas de enxaimel decoradas com flores, fontes e poços. A tarde visita do castelo Haut Koenigsbourg. Esta poderosa fortaleza construída no século 12, ocupava uma posição estratégica controlando as rotas do vinho e do trigo para o Norte e o percurso sal que vieram do Oriente. Haut-Koenigsbourg pertenceu a vários nobres – entre eles o Barbarossa! Chegada no hotel em Colmar. 

3° Dia   Colmar – Riquewihr – Kayseçrsberg – Colmar

O passeio de hoje nos leva por estradas onduladas e vários vilarejos típicos da região, um mais charmoso que o outro! l Chegaremos em Riquewihr onde faremos uma  visita e degustação no famoso Domaine Dopff au Moulin. Tempo livre para desfrutar desta cidadezinha de fofolete! Suas ruas estreitas, paredes fortificadas e casas antigas têm preservado o seu esplendor desde o século 16! Delicioso almoço típico no restaurante do chef estrelado Olivier Nasti em Kaysersberg. Retornaremos para Colmar para um passeio gostoso vendo os principais pontos e casas históricas como o bairro «Petite Venise» com sua inúmeras pontes e riachos…a fachada deslumbrante da «Maison des Têtes» e o «quartier des tanneurs»… Tudo lindo e romantique!  Fim de tarde livre e noite em Colmar.

4° Dia   Colmar – Münster – Kahlenwasen –  Colmar

Uma noite bem dormida e um café da manhã de cinema – você está pronto para começar  o dia, e que dia! Vista suas botas pois hoje o passeio será no campo! Visita do Museu do queijo e descoberta da fabricação do Münster, o queijo mais delicioso dos arredores. Seguimos então por outra estrada, a «Route des Cretes», que serpenteia todo o topo da cordilheira do Vosges, rota cênica que faz parte da fronteira entre as regiões Alsácia e Lorena. Em 1871, a Alsácia foi cedida à Alemanha no Tratado de Frankfurt, e assim o cume formava a fronteira entre a França e a Alemanha. Durante a Primeira Guerra Mundial, o exército francês decidiu criar um caminho para seguir o cume, permitindo assim um acesso mais fácil e rápido das tropas francesas aos ambos os lados do vale. Almoço «natural» típico do serra. No Parque natural das montanhas dos Vosges ficam também diferentes nascentes de aguas minerais, produto reconhecido da região alsaciana por sua pureza! Faremos uma degustação de águas minerais locais e você ficará surpreendido pela diferença de sabores! Retorno a Colmar no fim da tarde. 

5° Dia     Colmar – Mulhouse – Au-revoir . . .

Acorde vagarosamente aproveitando cada minuto deste seu último dia na Alsácia!  Antes de nossa despedida faremos uma ultima visita. Você tem a opção de escolha: A maior coleção de automóveis do mundo «Collection Schlumpf»  obra dos irmãos Schlumpfs, industriais que fizeram fortuna no pós-guerra e que eram apaixonados por um hobby bastante excêntrico… colecionar carros raros. Modelos únicos no mundo, dos primeiros Renaults aos exclusivos Bugatti, passando por Rolls Roys, Ferraris e carros de F1! Ou ainda o Ecomusée d’Alsace. Um parque reconstituindo toda uma cidade medieval alsaciana com animações a caráter das profissões e artesanato da época. As casas são todas construções reais de patrimônios tombados e transportados para este parque para preservação do patrimônio histórico, arquitetural e cultural da Alsácia! Despedida na estação de trem de Mulhouse em clima de vidaboa!

O QUE ESTA INCLUIDO

  • 3 almoços incluindo bebidas e vinhos selecionado pelo sommelier.
  • Acompanhante em português que cuida de todos os mínimos detalhes a qualquer hora do dia.
  • Explicações sobre a história da região, locais visitados, vinhos e vinhedos.
  • Todas as degustações de vinho mencionadas no programa.
  • Entrada a todos os museus e visitas mencionadas.
  • Degustações de queijos e/ou outros produtos típicos regionais.
  • Transporte confortável com água e guloseimas à disposição.
  • O melhor serviço e atendimento ao cliente com o bom sorriso brasileiro!

O QUE NAO ESTA INCLUIDO

  • Hospedagem
  • Transporte aéreo Brasil-Europa;
  • Transporte antes e depois do programa;
  • Despesas pessoais;
  • Serviços extras nos hotéis como serviço de quarto, frigobar, aperitivos,  telefonemas e outros.