Roteiro Côte de Nuits

Dia D.O.C. • Roteiro Côte-de-Nuits  • Roteiro Côte-de-Beaune • O que está incluído

9:30 Encontro com guia no hotel e saída em direção à Route des Grands Crus.

Começamos nossa incursão ao terroir da Borgonha por onde tudo começou… no Château de Clos de Vougeot, uma antiga vinícola dos monges cistercienses construída no séc. XII e que hoje em dia abriga a confraria dos « Chevaliers de Tastevin ». Logo após nossa visita e introdução aos vinhos da Borgonha  faremos uma degustação dos melhores crus num prestigioso Domaine da Côte-de-Nuits.

Visita a uma fábrica de queijos (a melhor da região diga-se de passagem), degustação de algumas variedades típicas da região – dos mais «cheirosos» aos bem fresquinhos ! Assim como o vinho o francês é apaixonado por queijos e cada região tem a suas variedades. Como dizia Charles de Gaule «não é facil governar um país onde existem 365 tipos de queijos!».

Continuação do  passeio pela Route des Grands Crus até  Gevrey-Chambertin onde em nosso almoço degustaremos a deliciosa culinária local numa importante vinícola familiar de Gevrey-Chambertin, harmonizada com cada tipo de vinho.

À tarde seguiremos nosso passeio pela Route des Grands Crus e como estamos no território dos grandes vinhos tintos da Borgonha, a famosa «Côte de Nuits», não poderíamos deixar de conhecer o vinhedo do mais caro e renomado vinho do mundo, o insuperável Romanée-Conti! Explicação da história e do terroir deste vinho e vinícola míticos!

Saída para Savigny-les Beaune e visita da célebre Maison Parigot et Richard em  que há mais de um século produz o melhor “Crémant de Bourgogne”, o espumante local. Entenderemos a “méthode traditionelle” (a mesma usada em Champagne) seguido de degustaçāo.

18:30 Retorno ao seu hotel em Beaune ou à estação de trem.

 Roteiro indisponível aos domingos