Borgonha Wine Tour

Borgonha  •  Vinhos e Gastronomia  •  História

 

mapaborgonha_vidaboa

ROTEIRO DIA A DIA

1° Dia –     Chegada a Auxerre – Chablis

Bem-vindos à França! Chegada na estação de trem de Auxerre e recepção pelo guia. Visita de Auxerre, charmosa cidade  às margens do rio Yonne. Após um delicioso almoço  faremos a descoberta da região dos chardonnays mais minerais do planeta! Visita ao Domaine William Fèvre, uma das maiores referências da região. Degustação com introdução aos vinhos e terroir de Chablis.  Noite em Chablis.

2° Dia –     Chablis – Vézelay – Beaune

Depois de uma agradável noite de sono profundo nos encontramos para passear! Pela manhã visita da magnífica Basílica de Vézelay, construída no séc. XI e onde descansam as relíquias de Maria Madalena. Entender a construção desta basílica nos deixa perplexos de tanta poesia e simbología. Além da pedra calcária, o elemento essencial na construção de Vézelay é a luz! O homem comum da idade média podia ser analfabeto mas entendia muito bem todos estes símbolos. Almoço livre em Vézelay.  A tarde visita de uma região que em breve recebera sua denominação de Cru e degustação de seus vinhos brancos minerais, frescos e suculentos ao mesmo tempo! Chegada em Beaune e instalação no hotel. 

3° Dia –       Beaune – Savigny – Aloxe – Beaune

Pela manhã visitaremos o maravilhoso “Hospices de Beaune” considerado o hospital mais moderno do mundo no séc. XV com suas injeçōes tamanho XXL e seu telhado que é o cartão postal da Borgonha! Saída para Savigny-lés-Beaune e visita da célebre Maison Parigot et Richard que há mais de um século produz o melhor “Crémant de Bourgogne”, o espumante local. Entenderemos a “méthode traditionelle” (a mesma usada em Champagne) seguido de degustaçāo. Prepare-se para um delicioso pique-nique VIDABOA, com certeza um dos melhores da sua vida! ; )  A tarde faremos homenagem a Carlos Magno, o poderoso imperador que se apaixonou pelos vinhos da colina de Corton, o único terroir no mundo a nos presentear com grands  crus de tinto e branco! Deliciosa degustação no Domaine Comte Senard e tarde livre em Beaune.

4° Dia –      Côte de Beaune

Saída para conhecer a Côte de Beaune: Pommard, Volnay e Meursault, pequenas cidades que deram origem a grandes denominações de origem. Saboreie a diferença de cada vinho, a elegância do Volnay, a força do Pommard e o volume dos Montrachets, o ícone dos brancos da região. No caminho descobriremos o modo de fabricação das barricas de carvalho seguido de análise sensorial para entender os aromas possíveis deixado pelo carvalho no vinho. Após um delicioso almoço  em Puligny-Montrachet visitaremos uma prestigiosa vinícola especializada nos grandes vinhos brancos da Borgonha. Retorno ao seu hotel e noite livre em Beaune.

5° Dia –      Côte de Nuits

Acorde com os passarinhos cantando em francês e prepare-se para outro delicioso dia entre os vinhedos… Como estamos no território dos grandes vinhos tintos da Borgonha, a famosa “Côte de Nuits”, não poderíamos deixar de conhecer as vinhas do mais caro e renomado vinho do mundo, o insuperável Romanée-Conti! Descoberta de outro tesouro da Borgonha – as trufas! Saímos com Elfie, a cachorra trufeira, em busca deste cogumelo que vale ouro! Você será um expert nesta iguaria depois das explicações de Thierry – um «trufficulteur» orgulhoso do seu trabalho! Nosso passeio continua  pela Route des Grands Crus até Gevrey-Chambertin, a cidade ícone dos grandes vinhos tintos da Borgonha. Só aqui encontramos 9 dos 33 Grands-Crus da Borgonha! Retorno à Route des Grands Crus e degustação de vinhos em uma respeitada vinícola em Gevrey-Chambertin.  A tarde visita do Château de Clos de Vougeot, antiga vinícola dos monges cistercienses construída no séc. XII e que hoje em dia abriga a confraria dos “Chevaliers de Tastevin”. 

6° Dia –       Route des Grands Crus  – Seu próximo destino. . .

Croissants quentinhos e um «café au lait» te esperam para este este último café da manhã em terras bourguinhonas…   Começamos com uma visita a uma fábrica de queijos e degustação de algumas variedades típicas da região. Entenda o processo de fabricação do queijo Epoisse, um dos mais venerados da França! Descobriremos então a famosa cidade de Dijon, antiga capital do Ducado da Borgonha que, no seu tempo de glória, foi mais poderoso que o Reinado da França – territórios inimigos! Siga a corujinha, ela é a mascote de Dijon e mostra o caminho entre as ruelas estreitas de paralelepípedos! Visita do centro histórico com suas inúmeras “maisons à colombage” e do Hall do Mercado construído por Gustave Eiffel, filho ilustre de Dijon. Almoço livre nas gostosas mesinhas ao redor do mercado. Depois de dias deliciosos no coração da França nos despedimos na estação de trem de Dijon em clima de vidaboa! Au revoir…

O QUE ESTA INCLUIDO

  • 3 almoços incluindo bebidas e vinho selecionado pelo sommelier.
  • Acompanhante/ motorista em português especialista em vinhos que cuida de todos os mínimos detalhes a qualquer hora do dia.
  • Transporte confortável com água e guloseimas à disposição.
  • Explicações sobre a história da região, locais visitados, vinhos e vinhedos.
  • Todas as degustações de vinho mencionadas no programa.
  • Entrada a todos os museus e visitas mencionadas.
  • Degustações de queijos e/ou outros produtos típicos regionais.
  • O melhor serviço e atendimento ao cliente com o bom sorriso brasileiro!

O QUE NAO ESTA INCLUIDO

  • Transporte aéreo Brasil-Europa;
  • Transporte antes e depois do programa;
  • Serviços extras nos hotéis como serviço de quarto, tinturaria, frigobar, aperitivos, massagens, telefonemas e outros serviços não mencionados no programa.
  • Gorgeta para bagagistas e motorista.
  • Hospedagem

 

 

 

Ver condições gerais