Provence – Vinhos e Gastronomia

Provence • Vinhos & Gastronomia • História

Vinhos da Provença

Os vinhos de Provença são sempre símbolos de boas-vindas e alegria de reencontro entre amigos, tendo como única regra, a liberdade, o frescor e a fantasia!

Degustação improvisada, aperitivo ou refeições entre amigos, cozinha tradicional ou exótica, as cores dos vinhos de Provence se acordam aos humores.

A Provença é o primeiro vinhedo produtor de vinhos rosés de qualidade no mundo. Estes vinhos frescos e frutados encarnam em si todas as novas tendências de consumo: prazeres simples, espontâneos, sem cerimonial e conviviais! Os seus segredos: um gosto seco e frutado, uma coloração límpida e ensolarada.

A Provença vinícola conta com mais de uma dúzia de cépages (variedade de uva), e diversas AOC, sendo as principais :

Coteaux d’Aix-en-Provence: Sobre as terras de Cézanne, este terroir de solos argilo – calcários, sol e mistral (vento frio regional), produz tintos de caráter, amplos, carnudos e de aroma potente…. Brancos aromáticos finos e elegantes… Quanto aos rosés, vivos, frutados, é com leveza e flexibilidade que se casam maravilhosamente à cozinha do verão ou apreciam-se ao aperitivo.

Coteaux Varois : Reflexo perfeito do interior da Provence, este vinhedo é protegido pelas montanhas que o cercam, aproveitando-se assim de um micro-clima de tipo continental, ele é alimentado por um terreno argilo-calcário. O vinhedo conta com uma grande variedade de uvas, sutilmente associadas, que dão nascimento a cuvées típicas.

Côtes de Provence : Extraindo sua força em solos pouco úmidos, estes vinhos enriquecem-se do mistral e da luminosidade tão típica da Provence. Os cincos terroirs que compõem este AOC dão tintos amplos, estruturados e generosos, brancos aromáticos de grande classe, e distinguem-se principalmente na arte do rosé. Autêntica tradição, a elaboração de rosé Côtes de Provence pede um “know how” específico e produz vinhos secos, frutados e elegantes, cuja coloração luminosa não se assemelha a nenhuma outra.

Côtes de Provence Sainte-Victoire : Ao leste da cidade de Aix-en-Provence, este terroir produz tintos potentes e sedosos, rosés finos e elegantes e brancos vivos e aromáticos.

Gastronomia

Os amantes da gastronomia encontram na Provence-Alpes-Côte d’Azur uma cozinha saborosa e colorida. Fiéis à tradição ou modernizadas, os produtos regionais se descobrem nos mercados ou diretamente na casa dos produtores e dos donos de restaurantes.

O azeite de oliva reconhecido pelas suas qualidades gustativas e seus benefícios à saúde, é a companheira privilegiada dos pratos regionais. Ouro branco e diamante preto, o arroz e a trufa fazem a simplicidade e a riqueza do terroir. Classificação de origem controlada em 1988, o arroz de Camargue fez sua entrada na corte dos grandes. Rara e cara, a trufa se adapta pouco pelo seu sabor extremo.

Graças ao « savoir-faire » dos agricultores regionais, denominações, marcas e selos se destacam. O touro classificado AOC desde 1995 é cozinhado no Pays d’Arles. O selo vermelho «cordeiro de Sisteron » é atribuído aos cordeiros de padrão com uma alimentação tradicional. O queijo de cabra de Banon, embrulhado com folhas de castanheiros, é também uma AOC, orgulho do Pays de Forcalquier, classificado como « local notável do gosto ». E o azeite de oliva da Provence é uma AOC desde março de 2007.