Toscana em grupo

Toscana  •  Vinho & Gastronomia  •  História

DATAS: 20-25 Abril, 12-17 Outubro

sobre o tour_toscana

ROTEIRO DIA A DIA

1° Dia        Florença – Chianti

Benvenuti in Toscana! Recepção pelo anfitrão vidaboa. Começamos nossa viagem pelo interior da Toscana através das terras do «Gallo Nero», assim chamada a região do Chianti. Colinas e ciprestes decoram esta paisagem digna das telas de cinema. Faremos nossa primeira introdução aos vinhos desta região com uma visita e degustação comentada na Tenuta Tignanello, da poderosa família Antinori,  no coração do Chianti. Seguiremos então para Panzano onde encontraremos Dário, um personagem muito divertido que se orgulha da tradição familiar de 250 anos – seu açougue! Sua casa de carnes é conhecida no mundo inteiro e fotógrafos e jornalistas são figuras recorrentes em sua boutique. Deleite-se com a famosa «bistecca alla fiorentina», buon appetito! Seguimos nosso passeio pela «Strada Chiantigiana»  até Greve-in-Chianti, onde faremos a visita do Museo do Vinho e uma degustação comparativa na Cantina dos produtores de Greve.   Chegada ao seu maravilhoso hotel  e jantar gastronômico.

2° Dia      San Gimignano e Monticchiello

Hoje seguimos estrada para San Gimignano, declarado patrimônio cultural da humanidade pela Unesco. Esta charmosa cidade conhecida pelas suas numerosas torres nos transporta imediatamente a um passado medieval de riqueza e ostentação. Por suas ruelas vemos ainda hoje as bandeiras de cada «quartiere» (bairro) em que a cidade é dividida e que se disputam nas tradicionais lutas e corridas a cavalo como em outras épocas. Esta cidade guarda também outro tesouro, a «Vernaccia di San Gimignano», vinho branco leve e refrescante feito a partir da uva de mesmo nome. Tão apreciado e antigo quanto  a própria cidade foi até mesmo citado por Dante Alighieri em sua  Divina Comédia como vinho «bom e prezado».  Retorno ao hotel e jantar livre.

3° Dia     Chianti e Siena 

Pela manhã visita de um atelier de cerâmica maiólica, o artesanato mais prestigioso da Toscana. Motivos típicos toscanos e cores intensas, esta cerâmica tão apreciada é exportada aos quatro cantos do mundo devido a sua alta qualidade. Nosso passeio continua pelas maravilhosas colinas repletas de vinhas e oliveiras… a estrada nos leva para conhecer o Castello di Ama, que além de um lugar absolutamente divino é também uma das melhores vinícolas da região. Visita do castelo, vinhedos e cantina seguido de degustação de seus melhores vinhos. No nosso caminho à Siena passaremos pelo  Castello di Brollio, da nobre família «Barone Ricasoli» quem oficialmente criou a DOC do «Chianti Classico». Durante nossa visita à belíssima cidade de Siena, conhecida também pela sua famosa festa medieval, o «Palio di Siena», corrida de cavalos que acontece ainda hoje na Piazza del Campo teremos tempo para almoço  e um passeio livre para conhecer a  praça central, o Duomo, Santuário de Santa Catarina e ruelas cheias de charme. Retorno ao hotel e noite livre.

4° Dia    San Quirico d’Orcia – Pienza – Montepulciano

Hoje entraremos no coração da Vale d’Orcia, com cidadezinhas típicas como Pienza, terra do pecorino. Visita de um produtor deste queijo feito com leite de ovelha e curado de diferentes formas (nas cinzas, no vinho, envolto nas folhas de castanheira…) adquirindo sabores completamente diferentes. Partiremos para Montepulciano, reino do «Nobile de Montepulciano» outro vinho prestigioso da região. Visita da cidade e da cantina mais cobiçada dessas redondezas, Avignonesi,  seguido de degustação. No caminho de retorno ao hotel passaremos por Monticchiello e a sinuosa estrada de ciprestes utilizadas em diversos comercias para automóveis, fácil de entender o porquê!…  Visita de Bagno Vignone, uma pitoresca cidadezinha no alto da colina conhecida por suas águas termais de virtudes terapêuticas. Dizem que mesmo Carlos Magno e Lorenzo di Medici (Il Magnifico) já se banhavam nessas águas. Hoje a noite é você mesmo quem vai preparar o jantar, seguindo os conselhos da divertidíssima chef Lilian!

5° Dia     Montalcino  e  Bolgheri

Depois de uma boa espreguiçada saboreando seu cappuccino quentinho sairemos para conhecer a aclamada cidade de Montalcino, mãe de um dos melhores vinhos da Itália – o Brunello de Montalcino! Visita da mítica Cantina Biondi-Santi, os «inventores» do Brunello ou da Tenuta Poggio di Sotto, considerado ultimamente o supra-sumo do Brunello segundo os melhores especialistas! Depois de agradável almoço típico deixamos então as colinas toscanas para ir ao encontro do mar mediterrâneo, para a região da Maremma, costa da Toscana, berço de grande parte da história italiana, afinal, essas são as terras dos poderosos Etruscos (em grego Tusci, em romano Etrusci), grandes navegadores mercantis.  Chegada em seu hotel deslumbrante e noite de sonhos…

6° Dia    Bolgheri – Volterra – Florença 

Acorde lentamente e curta este último amanhecer na Toscana… Depois do seu café da manhã visitaremos a vinícola Campo alla Sughera seguido de degustação. Podemos notar os vastos vinhedos que, ao contrario do resto da Toscana, não é cultivada a uva Sangiovese mas castas francesas como o merlot e o cabernet-sauvignon. Aqui nasceram os «Supertuscans», vinhos toscanos de excelente qualidade mas que não seguem as regras dos tradicionais vinhos toscanos.  Almoço no encantador vilarejo de Bolgheri e esticada até Volterra.  Descoberta da cidade e dos inúmeros artesanatos locais como o cristal, a cerâmica e o alabastro.Depois de dias maravilhosos no interior da Toscana nada melhor que um pouco de vida urbana de retorno em Florença. Despedida do grupo em clima de vidaboa !

Ver condições gerais

Uma resposta em “Toscana em grupo

  1. Pingback: Bistecca alla fiorentina do Dário | VIDABOA Viagens

Os comentários estão desativados.