Roteiro dia a dia – Piccolo Wine Tour

Toscana Piccolo Wine Tour  •  Roteiro dia a dia  •  O que está incluído  •  Preços

1° Dia        Florença – Chianti

Benvenuti in Toscana! Recepção pelo anfitrão vidaboa. Começamos nossa viagem pelo interior da Toscana através das terras do «Gallo Nero», assim chamada a região do Chianti. Colinas e ciprestes decoram esta paisagem digna das telas de cinema. Faremos nossa primeira introdução aos vinhos desta região com  uma degustação comparativa na Cantina dos produtores de Greve. Seguiremos então para Panzano onde encontraremos Dário, um personagem muito divertido que se orgulha da tradição familiar de 250 anos – seu açougue! Sua casa de carnes é conhecida no mundo inteiro e fotógrafos e jornalistas são figuras recorrentes em sua boutique. Deleite-se com a famosa «bistecca alla fiorentina», buon appetito!    A estrada nos leva para conhecer o Castello di Ama, que além de um lugar absolutamente divino é também uma das melhores vinícolas da região. Visita do castelo, vinhedos e cantina seguido de degustação. Chegada ao seu maravilhoso hotel  e jantar gastronômico.

2° Dia     Siena e Montalcino

Depois de uma boa espreguiçada saboreando seu cappuccino quentinho sairemos para conhecer a belíssima cidade de Siena, conhecida também pela sua famosa festa medieval, o «Palio di Siena», corrida de cavalos que acontece ainda hoje na Piazza del Campo, duas vezes por ano.  Teremos tempo para almoço  e um passeio livre para conhecer a  praça central, o Duomo, Santuário de Santa Catarina e ruelas cheias de charme. A tarde  saída para a aclamada cidade de Montalcino, mãe de um dos melhores vinhos da Itália – o Brunello de Montalcino! Visita da mítica Cantina Biondi-Santi, os «inventores» do Brunello ou da Tenuta Poggio di Sotto, considerado ultimamente o supra-sumo do Brunello segundo os melhores especialistas! Retorno ao hotel e noite livre.

3° Dia    San Quirico d’Orcia – Pienza – Montepulciano

Hoje entraremos no coração da Vale d’Orcia, com cidadezinhas típicas como Pienza, terra do pecorino. Visita de um produtor deste queijo feito com leite de ovelha e curado de diferentes formas (nas cinzas, no vinho, envolto nas folhas de castanheira…) adquirindo sabores completamente diferentes. Partiremos para Montepulciano, reino do «Nobile de Montepulciano» outro vinho prestigioso da região. Visita da cidade e da cantina mais cobiçada dessas redondezas, Avignonesi,  seguido de degustação. Visita de Bagno Vignone, uma pitoresca cidadezinha no alto da colina conhecida por suas águas termais de virtudes terapêuticas. Dizem que mesmo Carlos Magno e Lorenzo di Medici (Il Magnífico) já se banhavam nessas águas.

4° Dia      San Gimignano e Volterra

Hoje seguimos estrada para San Gimignano, declarado patrimônio cultural da humanidade pela Unesco. Esta charmosa cidade conhecida pelas suas numerosas torres nos transporta imediatamente a um passado medieval de riqueza e ostentação. A cidade guarda também outro tesouro, a «Vernaccia di San Gimignano», vinho branco leve e refrescante feito a partir da uva de mesmo nome. Tão apreciado e antigo quanto  a própria cidade foi até mesmo citado por Dante Alighieri em sua  Divina Comédia como vinho «bom e prezado».   A tarde visita de Volterra.  Descoberta da cidade e dos inúmeros artesanatos locais como o cristal, a cerâmica e o alabastro. Depois de dias maravilhosos no interior da Toscana retornoamos para Florença. Despedida do grupo em clima de vidaboa !